domingo, 26 de outubro de 2008

Microblogues...

Recentemente, passaram a surgir ferramentas de blogues mais simplificadas, voltadas para postagens com limitações de tamanho, e muitas vezes associadas à ideia de mobilidade. Essas ferramentas passaram a ser designadas como microblogues, na medida em que seguem algumas características dos blogues, mas de forma simplificada.

Um microblogue parte da ideia de um blogue (actualizações em ordem cronológica inversa, possibilidade de comentários, trackbacks e blogroll), mas apresenta como características o facto de ter como limite o número de caracteres em cada postagem e a integração com outras ferramentas digitais, em especial com dispositivos móveis, como é o caso do envio de actualizações por SMS.

A actividade de manter um microblogue é conhecida como microblogging. Há diversos serviços gratuitos de microblogging disponíveis. A aplicação mais utilizada é o Twitter. Trata-se de um serviço de rede social e microblogue que permite aos utilizadores registados enviar actualizações em formato de texto até 140 caracteres.

As actualizações são conhecidas como tweets e são apresentadas na página do utilizador e nas páginas dos outros utilizadores que se registaram para recebê-las – os “seguidores” (followers).

O Twitter pode inclusivamente ser configurado para que as actualizações sejam recebidas e enviadas a partir do software Google Talk. Mas, ao contrário do que ocorre nos instant messengers, no Twitter, a comunicação é assíncrona, “ou seja, ele não serve para que as pessoas possam conversar e, sim, para se acompanharem umas às outras à distância”.